Você sabia que a dentina – parte interna do dente – tem grande responsabilidade pela cor dos nossos dentes e não apenas a parte que enxergamos? Nesse texto, explicaremos um pouco mais sobre como os alimentos ajudam a escurecer os dentes, os cuidados que devemos tomar para evitar essa situação e quais alimentos são os maiores inimigos dos dentes brancos. Boa leitura!
Muitas vezes, quando realizamos uma alimentação, expomos nossa boca aos corantes e à acidez de certos alimentos e bebidas. Quando isso acontece, o esmalte – parte externa do dente, responsável por proteger a dentina – perde minerais que protegem os dentes brancos. Desprotegidos, eles se tornam vulneráveis à ação dos pigmentos desses alimentos.
Com o passar do tempo, a incidência desse ciclo causa a assimilação da cor dos alimentos e demais porosidades por parte da dentina. Assim, o escurecimento dos dentes deixa de ser apenas uma questão superficial e simples, passando a exigir procedimentos mais complexos, como o clareamento dental (leia o artigo sobre o tema clicando aqui).
Para diminuir esses efeitos, recomendamos que seja realizada uma higiene bucal reforçada após cada alimentação. No entanto, antes dela, recorra ao bochecho com água. Ele ajuda a evitar que os corantes ou a acidez fiquem na boca e estimula o processo de salivação, importante secreção que ajuda a repor os minerais perdidos pelos dentes. Se você tiver qualquer dúvida, fale conosco.
Agora que sabemos um pouco mais sobre o processo de desgaste dental, vamos conhecer alguns dos grandes vilões dos dentes brancos. Dentre eles, estão os cigarros, o café, os refrigerantes, as bebidas alcoólicas, o açaí, os molhos, as frutas vermelhas, as frutas cítricas, a beterraba, as ameixas, as uvas, a amora, as balas, os chicletes com corantes, entre muitos outros.
Por outro lado, vamos encerrar esse artigo citando alguns dos alimentos detergentes, nome dado aos alimentos que ajudam na limpeza bucal e na prevenção de algumas doenças. Dentre eles, podemos citar a maçã, a pera, o kiwi, a melancia, a acelga, a cenoura, o pepino, entre outros.