É verdade que café escurece os dentes? E cigarro? É mito que alguns cremes dentais e enxaguantes bucais fazem os dentes ficarem mais brancos? Se você já se fez essas perguntas ou se deseja entender mais sobre clareamento dental, esse texto é para você. Boa leitura!
Para falarmos de clareamento dental, precisamos começar dizendo que esse procedimento, como o próprio nome diz, tem como objetivo clarear os dentes. Aqueles que desejam ter dentes branquinhos podem recorrer às lentes de contato, aplicação que a Natural Odonto também realiza.
Voltando ao assunto, o fator idade é o primeiro grande vilão dos dentes branquinhos. Com o passar dos anos, nossos dentes vão ficando mais escuros, pois há um desgaste natural do esmalte que reveste a dentina, além de outras alterações. Faz parte do processo natural e quanto a isso não há o que ser feito.
Já um grande inimigo da brancura que pode ser evitado é o cigarro (vale lembrar que além dos dentes, fumar faz muito mal para a saúde). Além dele, o consumo de certos alimentos colabora com o escurecimento dos dentes. Açaí, amora, shoyu, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas são apenas alguns exemplos de alimentos que ajudam a deixar nosso sorriso mais “amarelado”.
Agora que conhecemos alguns dos motivos que fazem com que nossos dentes escureçam, vamos falar sobre os métodos de clareamento dentário. Mas antes, vale comentar sobre a atuação de alguns cremes dentais e enxaguantes bucais nesse processo. Eles agem como uma espécie de “lixas”, clareando superficialmente os dentes. Quando falamos de tratamentos efetivos e intrínsecos, há dois métodos recomendados: o clareamento a laser e o de moldeira.
Em ambos os casos, é aplicado gel clareador sobre a superfície dos dentes com princípio ativo de peróxido de carbamida ou de hidrogênio. No clareamento a laser, são realizadas duas sessões com gel mais concentrado e o laser auxilia na diminuição da sensibilidade. Já no clareamento de moldeira, são usadas duas moldeiras de silicone adaptadas aos dentes e carregadas com o gel.
Durante o período de tratamento e logo após sua conclusão, há alguns cuidados que devem ser tomados. Nesse artigo não vamos aprofundar nessa questão, no entanto vamos comentar sobre a importância do paciente evitar o consumo de certos produtos, como cigarro e alimentos com excesso de corante.
Outra questão levantada por muitos pacientes é a sensibilidade dos dentes após o clareamento. De fato, essa sensibilidade pode acontecer, pois os produtos utilizados nesse procedimento são peróxidos e cáusticos. Porém, é importante dizer que, quando o tratamento tem o respaldo de um profissional qualificado, todo o processo é adaptado para oferecer o melhor resultado aliado ao bem-estar do paciente.
Nós da Natural Odonto não recomendamos o clareamento para crianças ou pessoas com sensibilidade nos dentes. E quanto às mulheres grávidas, sugerimos que elas aguardem o fim do período gestacional para pensar no caso. Aliás, se você tiver qualquer dúvida ou quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco.