6 de maio de 2021

Deu preguiça na hora de escovar os dentes? Imagina que bom seria ter uma escova de dentes elétrica? Mas será que ela é boa mesmo? Será que vale a pena trocar a elétrica pela manual? Enfim, essas e outras tantas questões estão respondidas no texto abaixo. Esperamos que você tenha uma boa leitura e que tire suas próprias conclusões.

Para começar o assunto, é importante deixar bem claro que o grande segredo de uma boa escovação está na qualidade técnica que será empregada durante o seu processo de execução e não na escova de dentes propriamente dita. Porém, quando é usada a escova ideal para cada tipo de pessoa e necessidade, tudo fica mais fácil.

A escova de dentes manual, que você vê em qualquer lugar, na mão de qualquer pessoa, surgiu há milhares de anos. Aliás, há quem afirme que ela foi a mais importante invenção da nossa História. Ela consiste em uma haste firme com cerdas, que podem ser macias, médias ou duras, de baixo custo e disponíveis em inúmeros modelos e facilmente substituíveis.

Escova de dentes manual

É comum entre os dentistas recomendar aos seus pacientes as escovas macias e de cabeça pequena, pois estas são mais eficientes na remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. Além disso, elas conseguem acessar facilmente todas as áreas da boca, por conta da flexibilidade de suas cerdas, sem agredir os dentes ou a gengiva.

No entanto, é possível que algumas crianças, durante a fase de desenvolvimento motor, e alguns adultos, com certas limitações físicas, tenham maior dificuldade no processo de higienização com a escova de dentes manual. Deste modo, como dissemos no começo do artigo, a qualidade técnica na etapa da escovação dos dentes ficaria comprometida, o que resultaria em uma limpeza bucal defasada.

Já a escova de dentes elétrica é similar à estrutura da manual, porém com algumas características específicas: elas são mais pesadas, necessitam do uso de bateria para funcionarem, são muito mais caras, contam com menos modelos do que as escovas manuais e são substituídas com uma frequência muito menor.

Escova de dentes elétrica

Elas são recomendáveis para pessoas que estão aprendendo a escovar os dentes, pessoas que têm limitações físicas ou que têm problemas de destreza (comum à terceira idade), e ainda pessoas que não gostam de escovar os dentes. Nesse caso, as escovas elétricas podem tornar essa etapa da higienização bucal mais interessante, sem maiores complicações.

No entanto, ao usar uma escova com funcionamento automático, é importante que o paciente realize uma escovação um pouco mais delicada. Nesse sentido, há certas restrições para as pessoas que usam coroas ou pontes dentárias, pois a vibração da escova pode gerar a danificação desses procedimentos. Há também alguns riscos para quem têm os dentes mais sensíveis, pois o seu uso pode causar a abrasão do esmalte dentário.

A escova de dentes para cada pessoa depende de vários fatores e pode variar muito de estilo. No entanto, é importante se atentar a dois pontos: o primeiro é que tanto a escova manual quanto a escova elétrica são perfeitamente ideais para a remoção dos restos de alimentos e das placas bacterianas; e o segundo é que nenhuma das duas escovas fará milagre. Você deve ser o condutor da higienização, aplicando as técnicas corretas de escovação. Agora, você sabe quais são elas? Se não, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em te ensiná-las.

Mande WhatsApp para (11) 94193.2361