Antes de falarmos sobre as consequências do cigarro, queremos te fazer uma pergunta: você sabia que o Brasil está na 8ª posição no ranking de número absoluto de fumantes, chegando a cerca de 18 milhões de pessoas? Os números são sérios e as complexidades ainda mais. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses malefícios, que vão muito além do bafo do cigarro. Boa leitura!
Entrando um pouco no assunto, o tabagismo é a toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, uma substância presente no tabaco. Ela é uma substância ativa, que oferece a falsa sensação de prazer ao fumante.
Apesar de sermos uma clínica odontológica, quando o assunto é tabagismo, falar sobre o mau hálito ou sobre o escurecimento dos dentes como consequências do cigarro é muito pouco. Guardada as devidas proporções, esses são apenas dois dos menores problemas possíveis. E aqui vale um alerta: a questão da saúde vai muito além.
A pessoa que fuma está exposta a inúmeras substâncias tóxicas e estas podem gerar sérias complicações, como as doenças periodontais. Quando isso acontece, é fundamental que a pessoa visite o dentista, pois é necessário um diagnóstico elaborado e a realização de intervenções específicas. A essa altura, a negligência pode levar à perda dos dentes.
Se a queda dos dentes já pode ser considerada como um assunto delicado, um dos possíveis agravamentos desse problema é o câncer bucal, uma vez que as substâncias do cigarro podem causar alterações significativas na cavidade bucal. Nesse caso, a intervenção é médica e os procedimentos são muito mais severos.
Aqui trouxemos apenas alguns desdobramentos do consumo de cigarro, charuto, cigarrilha, narguilé, entre outros. Porém, é importante dizer que as consequências do cigarro ou do hábito de fumar esses outros produtos vão muito além da boca, por exemplo, como os casos de leucemia mielóide aguda, câncer de bexiga, de pâncreas, de fígado, do colo do útero, nos rins e de outros órgãos.
Bom, se você é fumante e leu esse artigo até o final, queremos dizer que estamos aqui para te ajudar e para te fazer dois convites: o primeiro, compartilhar esse artigo com outros fumantes; e o segundo, acender pela última vez um cigarro.